Conheça o Projeto Interestelar

As viagens interestelares sempre estiveram no imaginário popular desde a antiguidade. Atualmente com os filmes de ficção cientifica em alta, essa discussão está cada dia mais natural.

Para alguns cientistas essa discussão não é apenas natural mas uma realidade em um futuro próximo. Para Stephen Hawking os avanços tecnológicos das duas últimas décadas permitirão viagens interestelares dentro de uma geração.

Hawking apoia um projeto que pretende enviar uma nave do tamanho de um chip para essa viagem. A minúscula nave viajaria trilhões de quilômetros e iria mais longe do que qualquer outra nave até o momento.

o programa é encabeçado por Yuri Milner, um egocêntrico milionário, e nada mais nada menos que Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook.

Hawking ainda completa dizendo que para a surpresa da maioria das pessoas, essas viagens podem estar mais perto do que se imagina. O cientista ainda completa que é fundamental para a sobrevivência da humanidade encontrar um planeta semelhante com a terra.

Essa fundação que Hawking está apoiando, a Mr. Milner’s Breakthrough, conta apenas com recursos privados pois os governos a classificam como muito ambiciosas para os interesses governamentais.

O grupo reuniu cientistas para averiguar a viabilidade do projeto. O seleto grupo concluiu que com mais pesquisa e desenvolvimento seria possível enviar a nave para outra galáxia no período de 30 anos. Com a tecnologia atual esse tempo é de 30 mil anos.

Porém, antes de realizar a tão esperada viagem, será preciso desenvolver micro câmeras, instrumentos e sensores em miniatura que caibam em um micro chip. Além de projetar um navegador solar forte o suficiente para ser impulsionado por um laser aqui da terra.

Quem me noticiou esse fato foi o meu personal trainer durante nossa seção de treinamentos. Estávamos treinando pesado, era dia de perna e peitoral, estava fadigado com os exercícios, quando ele me contou isso, imediatamente eu retomei o folego e começamos a discutir sobre isso. Imagina se eu gosto de falar disso, pra quem treina musculação sabe que uma rotina de quádriceps + peitoral é desgastante.

Parece maluquice, mas muitos progressos e invenções do homem ao longo da história foram consideradas loucuras. De fato é preciso um louco, ou melhor, visionário para pensar fora da caixa e trazer novas perspectivas a humanidade.

Apesar disso, acho alarmista a ideia de que a terra esteja ameaçada e precisamos arrumar outro local para viver. Isso fatalmente acontecerá um dia, faz parte da evolução do universo, mas a humanidade tem muito o que evoluir na terra ainda, muitas coisas pra desenvolver.

Mas independente disso, tecnologia sempre é bem vinda e uma descoberta dessa acaba atuando em toda a sociedade e moldando os comportamentos e costumes com a invenção de novos produtos que facilitam a nossa vida.

Até a próxima.